Medidas de topologia de redes de rua como indicadores complementares para análise de mobilidade urbana: um estudo aplicado
Teixeira, Líilian Honorio
Resumo
O artigo analisa o uso de características topológicas das redes de ruas de uma dada localidade como possível conjunto de indicadores complementares para analise de mobilidade urbana. A partir dessa análise propõe um novo índice chamado de MURR - Índice de Mobilidade Urbana Baseado nas Medidas da Rede de Ruas baseado em medidas dessas redes, considerando os bairros como nível de granularidade, que ranqueia as localidades em função de sua necessidade de estruturação viária. Um caso de uso é construído considerando três cenários com 10 bairros selecionados levando em consideração a sua localização na cidade (bairros periféricos, bairros centrais e bairros de alto poder aquisitivo) das cidades de Joao Pessoa – PB, Natal – RN e Recife – PE. Esses 10 bairros foram ranqueados primeiramente com base em cada característica de rede individualmente, depois com o índice que considera a influencia conjunta de todas. Os resultados apontam para a importância de considerar aspectos topológicos das redes de rua como possíveis indicadores do impacto da granularidade da área observada nos estudos sobre mobilidade urbana.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.