Análise visual de dados educacionais: um estudo de caso sobre o relatório de desempenho dos alunos dos cursos da área de Tecnologia da Informação do IFPB-CG
Morais, Daniel Victor Lemos de
Duarte, Jonatas da Silva
Resumo
Com o avanc¸o das tecnologias digitais e a crescente utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, as instituições de ensino tem acumulado grandes volumes de dados educacionais. Este trabalho tem como objetivo desenvolver e avaliar um painel de controle (dashboards) a partir dos dados de desempenho acadêmico dos estudantes dos cursos da área de informática do Instituto Federal da Paraíba - Campus Campina Grande, disponíveis na plataforma SUAP. A metodologia envolveu o levantamento e a coleta dos dados, além do tratamento e analise dos dados através de scripts próprios e da integração com a ferramenta Looker Studio. Os resultados obtidos foram elaborados em métricas nos dashboards, buscando demonstrar como a visualização de dados pode servir como apoio na tomada de decisões estratégicas no contexto educacional, revelando informações valiosas que sejam capazes de contribuir para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a aplicação de técnicas de análise visual de dados, apoiadas na criação dos dashboards, oferece uma ferramenta poderosa para a gestão educacional, ampliando as abordagens e soluções para problemas relacionados ao desempenho escolar, com potencial de expansão para outros contextos e instituições.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.