As aulas de geometria no ensino fundamental: a partir do uso de materiais didáticos de manipulação

Galdino, Carlos Uylito Araújo

Resumo

A matemática é vista como uma disciplina complexa e difícil por muitos dos nossos alunos do Ensino Básico devido a uma série de fatores. Nesse sentido, o presente trabalho buscou investigar a relevância da utilização de Materiais Didáticos de Manipulação no cotidiano da sala de aula de Matemática, visando a construção e uso de jogos e materiais de apoio ao ensino, como: um simulador de ângulos, um flanelógrafo e kits para Geometria Plana. Todos esses materiais são de baixo custo e podem ser adquiridos e/ou produzidos pelo professor em sala de aula com o intuito de facilitar a interação dos alunos. Para alcançar o objetivo pretendido, desenvolvemos duas propostas em forma de oficinas, as quais foram utilizados os materiais didáticos de manipulação. A metodologia desenvolvida foi a pesquisa-ação dentro de uma abordagem qualitativa, com análises e reflexões baseadas na aplicação em uma turma regular do 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual na cidade de Serra BrancaPB. Os envolvidos com a pesquisa tiveram uma participação ativa e puderam destacar suas observações e compreensão sobre as atividades desenvolvidas por meio de um questionário aplicado ao fim das ações; revelando, portanto, que a utilização de tal proposta, se bem conduzida pelos professores, pode vir a ser uma importante estratégia de abordagem para o ensino dos conceitos de Geometria Plana, visto que os estudantes puderam explorar as propriedades relativas das figuras geométricas de forma mais interativa e prática, o que contribuiu para aumentar a motivação e o envolvimento durante as aulas. Além disso, esse tipo de abordagem contribuiu para que os estudantes envolvidos pudessem melhorar sua visão em relação à Matemática e suas aplicações práticas no cotidiano.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.