A importância do protagonismo na educação matemática: o uso de jogos para avaliação do aprendizado
Melo, Luis Fernando Bezerra de
Resumo
Os aspectos apresentados na literatura sobre concepções de estudantes da educação básica no que diz respeito à avaliação matemática, demonstra uma aversão e descontentamento dos educandos no tocante do valor da matéria para sua vida, resultando em desistência. Para corrigir esse cenário tradicionalista de classificação por notas, a presente pesquisa buscou analisar as contribuições da utilização do jogo “corrida de funções” como instrumento avaliativo à procura de reaproximar o aluno com o Ensino da Matemática. O método utilizado foi uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa e exploratória, desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) na cidade de Campina GrandePB e contou com a participação de 39 alunos do 1º Ano do Ensino Médio. Com a finalidade de investigar as concepções destes estudantes sobre a utilização de jogos para análise do aprendizado, foi aplicado um questionário como instrumento de coleta de dados. Desenvolveu-se uma sequência didática sobre o conteúdo introdutório de funções no qual apresentou os conceitos fundamentais do assunto para aplicação do jogo como práticaavaliativa. A análise dos dados destacou a importância de transformar o cenário convencional de provas em um ambiente que proporcionasse discussões e participação coletiva. Além disso, os alunos se sentiram motivados a dialogar, pois foram inseridos em um espaço que respeitasse suas dificuldades e a partir das relações, produzissem soluções para a resolução dos exercícios. Por fim, a pesquisa contribuiu positivamente, pois promoveu um momento de descontração e aprendizagem coletiva, que resultou numa avaliação positiva, indicando a utilização de jogos como instrumento de avaliação uma alternativa favorável no processo de ensino-aprendizagem.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.