A construção de significados no ensino de matemática a partir dos saberes do cotidiano rural
Souto, Wendell dos Santos
Resumo
Este trabalho teve como objetivos investigar saberes matemáticos no cotidiano de uma comunidade rural e como eles podem ser utilizados no processo de ensino de Matemática. Como base teórica, foram usadas as principais ideias do programa Etnomatemática, que tem como principal representante o professor Ubiratan D’Ambrósio. Para ele, a Etnomatemática se estabelece a partir das práticas matemáticas utilizadas por um determinado grupo social para realizar suas atividades cotidianas e culturais. Buscando conhecer os saberes matemáticos no âmbito das atividades rurais, entrevistamos quatro pessoas que nos falaram acerca de diversas atividades realizadas por elas ao longo de suas vidas. As entrevistas foram realizadas de maneira descontraída, sem obedecer um roteiro e deixando os colaboradores livres para fazerem seus relatos. Analisamos as falas dos colaboradores, interpretando relações entre seus saberes e os conhecimentos matemáticos formais estudados na escola. Com base no referencial teórico e na pesquisa de campo, evidenciamos que nas práticas cotidianas do contexto da ruralidade, existe um conhecimento que é repensado e repassado ao longo das gerações e que pode ser utilizado nas aulas como instrumento facilitador do ensino. A partir do levantamento de saberes matemáticos do cotidiano, foram planejadas algumas propostas de ensino, separadas por conteúdo, utilizando como base as falas analisadas na pesquisa, tendo como finalidade a aplicação em aulas de Matemática.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.