A formação inicial docente em diálogo com a ludicidade: análise dos subsídios oferecidos em cursos de Licenciatura em Matemática
Carvalho, Estéfany Carolino de
Resumo
A abordagem lúdica, entendida como prática pedagógica que utiliza jogos, brincadeiras e outras atividades como ferramentas de ensino, desempenha um papel crucial também na formação dos futuros professores, especialmente para atuarem na educação básica. Ao analisar os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) dos cursos de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias (IFPB), buscamos entender como essa abordagem é incorporada à formação inicial dos licenciandos em Matemática, num olhar voltado para práticas docentes mais dinâmicas e efetivas. O objetivo deste trabalho é analisar os aspectos da ludicidade, a partir dos subsídios previstos para a formação inicial nos PPCs dos cursos de licenciatura em Matemática ofertados no IFPB. Para tanto, são delineados os objetivos específicos: discutir o papel da ludicidade na formação de professores e seus reflexos para o ensino na Educação Básica; identificar nos componentes curriculares dos PPCs analisados, a existência de abordagens ligadas à ludicidade; refletir sobre a importância das práticas lúdicas na formação inicial dos professores de matemática. A metodologia adotada para o estudo seguiu uma abordagem qualitativa e exploratória, estruturada por meio de uma pesquisa documental. A análise do PPC permitiu, a partir de cada componente, compreender o quanto a ludicidade está presente no processo de formação dos futuros professores de matemática. Os resultados desta pesquisa indicam que, embora o lúdico seja considerado um recurso didático relevante, sua presença nos PPCs analisados ainda é limitada. Existe uma lacuna na integração de práticas mais lúdicas e envolventes nos componentes curriculares, de uma forma sistemática e planejada. No entanto, os dados sugerem que existe um potencial considerável para expandir a utilização das metodologias lúdicas na formação de professores, particularmente como uma ferramenta que pode aproximar a teoria e a prática docente, favorecendo um ensino mais interativo e envolvente na educação Básica.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.