O PODER DA PUBLICIDADE SONORA: INFLUÊNCIA DAS PROPAGANDAS DE RÁDIO NAS ESCOLHAS DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DE GUARABIRA

LIMA, MARISETE COSMO DE CASTRO

Resumo

A mídia invade a vida dos cidadãos, oferecendo diferentes opções seja em rádio, televisão, instagram, facebook e buscadores e cada meio de comunicação quer e trabalha para ter consumidores que acompanhem fielmente suas transmissões ou publicidades. O objetivo do estudo é investigar e compreender o impacto da publicidade sonora, especificamente propagandas de rádio, nas escolhas de compra dos consumidores da cidade de Guarabira. Com isso, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e aplicação de questionários aos consumidores no comércio da cidade, conseguindo-se 110 respondentes ao término. A pesquisa realizada com 110 participantes de Guarabira-PB mostrou que o rádio continua a ser um meio influente na decisão de compra dos consumidores. Entre os entrevistados, 28% destacaram a qualidade das propagandas como o principal fator de impacto, seguida por promoções e preços. Os resultados revelaram que o rádio ainda possui um papel significativo, superando até mesmo mídias digitais como o Instagram em termos de influência (média de 2,6 contra 2,4 na escala Likert). A pesquisa também indicou que, apesar do avanço das plataformas digitais, os meios tradicionais, como o rádio, permanecem relevantes, especialmente em regiões interioranas onde a proximidade e a confiança são valorizadas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.