O jogo de tabuleiro como uma estratégia para o ensino de anatomia humana
Lacerda, Rozane Ferreira de
Resumo
O ensino de anatomia humana apresenta diversos desafios no processo de ensino- aprendizagem, principalmente, por ser uma área da biologia que envolve termos e conceitos complexos que não fazem parte do cotidiano dos discentes. Diante desse cenário, é importante adotar estratégias pedagógicas adequadas e que facilitem o entendimento dessas nomenclaturas técnicas. Sendo assim, as atividades lúdicas podem contribuir para superar esses desafios. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma estratégia didática lúdica para auxiliar os docentes de Biologia no ensino de anatomia humana. E como objetivos específicos construir um jogo de tabuleiro considerando o sistema digestório, sistema cardiovascular, sistema respiratório e sistema nervoso; proporcionar a integração entre os conteúdos trabalhados no jogo de tabuleiro; produzir uma sequência didática como forma de orientação para o uso desse jogo. Ele foi confeccionado manualmente utilizando materiais de baixo custo e de fácil acesso, tais como, isopor, papel A4, papel cartão e tampa de garrafas plásticas. O design do jogo e das suas cartas foram criados no Canva e posteriormente, foram impressos. Já a sequência didática foi elaborada com o intuito de auxiliar o docente durante a utilização desse jogo, e ela apresenta informações básicas como temática, tempo de duração, público alvo, roteiro e avaliação. Diante do exposto, nota-se que o jogo possui fácil elaboração, permitindo a revisão dos conteúdos durante a sua utilização. Além do mais, é uma estratégia lúdica que pode ser desenvolvida em sala tornando o ensino de anatomia humana mais dinâmico e prazeroso.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.