CRIAÇÃO DE PERSONAGEM BASEADO NA MITOLOGIA INDIGENA BRASILEIRA: a lenda do Anhanga aplicada a uma narrativa 2D
Souza, Jaqueline Cristina dos Santos
Resumo
A caça esportiva é considerada crime no Brasil há mais de 20 anos. Entretanto, milhões de animais silvestres são abatidos anualmente, seja para capturar sua pele, carne ou apenas por uma cruel diversão. Os crimes cometidos contra a fauna – na atual legislação, Lei 9.605/98 de 12 de fevereiro de 1998 – são considerados crimes de menor potencial ofensivo. Isto é, independente do nível de crueldade na morte desses animais, a pena máxima permitida no Brasil é de apenas dois anos de prisão. Dependendo das circunstâncias observadas pela fiscalização, o infrator, não necessariamente, terá sua liberdade comprometida por completo, podendo fazer a escolha de realizar o pagamento da prestação pecuniária, prestar serviços comunitários, entre outros (Brasil, 1998). Deste modo, há diferentes possibilidades do caçador ter punições brandas ao responder pelo seu crime. Tendo em vista a pouca preocupação com os impactos ambientais causados ao decorrer da incontida matança de animais silvestres, este trabalho tem a pretensão de utilizar a cultura do povo Tupi, objetivando uma maior disseminação de um conhecimento acerca dos povos originários, para que seja desenvolvido um projeto que traga críticas, seja educativo e visualmente atrativo através da criação de um personagem em 2D para uma futura animação autoral. Com a intenção de sua realização, o projeto desenvolveu uma pesquisa bibliográfica exploratória, conhecendo mais acerca do problema e buscando pela elaboração de possíveis soluções dentro da abrangência do design social, juntamente a metodologia para design de personagem proposta por Bishop et.. al. (2020), a fim de criar um model sheet para aplicação deste em narrativas futuras. Com o conhecimento dado a partir da pesquisa bibliográfica, foi criado um roteiro que construirá uma narrativa utilizando o mito de uma das entidades do folclore de diversas etnias indígenas, Anhanga, fazendo um paralelo entre sua vilania e as prejudiciais atitudes dos seres humanos que o tornam tão maus quanto, para que este seja o personagem principal desenvolvido.
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