PUBLICIDADE MÉDICA E REDES SOCIAIS Uma análise dos aspectos visuais, sociais e simbólicos na perspectiva do Design Gráfico

Araújo, Paula Fernanda de Queiroz

Resumo

Este artigo analisa a Resolução nº 2.336/2023 do Conselho Federal de Medicina, que regulamenta a publicidade médica, dentro das perspectivas e competências do Designer Gráfico. O estudo concentra-se nos aspectos simbólicos, sociais e visuais da Resolução que possam interferir na ação do Designer ao trabalhar a publicidade médica e a comunicação visual destes profissionais de saúde no território nacional no contexto das redes sociais. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, qualitativa, descritiva-explicativa e bibliográfica, através da análise de artigos acadêmicos, textos especializados, dados oficiais, além de matérias em revistas digitais e perfis médicos no Instagram, compreendendo as percepções sociais para o tema, a fim de ajudar Designers Gráficos na interpretação desta norma, promovendo o aprofundamento e a reflexão para estes profissionais e, assim, colaborando e incentivando uma comunicação clara, objetiva, transparente e eficaz de acordo com as recomendações do Conselho Federal de Medicina. Assim, além de contribuir para a formação de profissionais com competência para atuar na publicidade médica ancorada nos princípios éticos da profissão, a pesquisa também visa colaborar com o próprio CFM, uma vez que a análise da referida Resolução promove maior clareza na interpretação das suas diretrizes para profissionais de diferentes áreas.

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