ADAPTAÇÃO DA METODOLOGIA DE BERND LOBACH APLICADA AO DESIGN DE PERSONAGEM 3D PARA ANIMAÇÃO

Silva, Victor Gabriel Ferreira da

Resumo

A animação 3D é um tipo de produção recente e consciste na criação de uma história por meio de uma sequência de imagens geradas com auxlio de softwares que possibilitam a manipulação de objetos tridimensionais, garantindo profundidade na animação, mas essa é apenas a parte técnica. Para garantir uma boa história e criar uma ligação emocional com o público, o design de personagem se torna um pilar de extrema importância, pois sem personagens cativantes, a animação se torna um mundo vazio, sem a possibilidade de quem está assistindo se identificar com a obra. O objetivo principal do trabalho é adaptar a metodologia de design industrial de Lobach (2001) por meio de estudo e análise das metodologias de design de personagem escolhidas, Silver (2017) e Vieira (2020), entendendo suas peculiaridades, suas vantagens e desvantagens, além do paralelo entre as metodologias e a criação de personagem 3D. Para alcançar esse objetivo, foi utilizado o trabalho de Pivetta (2018) como principal meio para categorizar e entender as metodologias, gerando como resultado uma nova metodologia adaptada e que abarca tanto o desenvolvimento do personagem 2D, quanto 3D, com momentos de feedbacks bem destacados e uma evolução projetual bem definida. A metodologia adaptada serviu como uma melhoria daquilo que já existia, adicionando elementos que faltavam e abrindo as portas para mais estudos sobre o desenvolvimento de personagens 3D.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.