EMBALAGENS E EMOÇÕES: análise de embalagens de produtos vegetarianos sob a perspectiva do design emocional
Borges, Ana Clara
Rabello, Beatriz Moreira
Resumo
Conforme Azevedo (2013, p. 277) “O termo vegetarianismo, de acordo com o senso comum, é utilizado para se referir a uma dieta isenta de carnes.” A dieta vegetariana está presente na história há muitos anos e, com a popularização de um estilo de vida baseado nela, o mercado de produtos vegetarianos tem se expandido, destacando a importância de embalagens atrativas e funcionais para captar a atenção do consumidor. O objetivo deste trabalho foi analisar as percepções promovidas por embalagens de produtos alimentícios vegetarianos com base na perspectiva do design emocional. A pesquisa foi do tipo exploratória e qualitativa, utilizando o método Grupo Focal de Trad (2009). A coleta de dados foi formada por 06 indivíduos do gênero feminino. Foram analisados os níveis visceral, comportamental e reflexivo, com a exposição de 06 embalagens de hambúrgueres vegetarianos. Através da pesquisa, conclui-se que os consumidores vegetarianos são um nicho bastante engajado, que se preocupa com o tipo de produto que consome. Portanto, torna-se importante um design de embalagem que fale diretamente com o seu público-alvo, seja adotando seus ideais ou chamando a sua atenção por meio de características como materialidade, formas, cores, tipografias, fotografias, ilustrações, logotipos e elementos de apoio.
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