Relato de experiência no PIBID: reflexões e contribuições do programa para alunos e escolas de educação básica e seus impactos na formação inicial de professores
Araújo, Rafaela Bezerra de
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desempenha um papel crucial no fortalecimento da educação básica ao implementar metodologias que promovem uma aprendizagem significativa. Este relato de experiência explora como a prática pedagógica inovadora, aliada à vivência direta no ambiente escolar, potencializa o engajamento e a participação dos alunos. Além de beneficiar os estudantes, o PIBID proporciona uma atualização das práticas dos professores em exercício, favorecendo a troca de experiências entre bolsistas e educadores. A interação entre os participantes permite a observação e a aplicação de novas abordagens pedagógicas, enriquecendo a formação inicial dos futuros docentes e ampliando seu repertório profissional. As discussões e reflexões, a partir da vivência e observação, demonstram que o PIBID não só aprimora a qualidade do ensino nas escolas participantes, mas também contribui para a formação de professores mais qualificados e reflexivos. Dessa forma, o programa se estabelece como um espaço fundamental para a inovação na formação docente, com impactos significativos nos processos educacionais e no contexto escolar como um todo.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.