Construção de jogo didático de Pokémon como proposta para o ensino de ciências através da gamificação para turmas do 9º ano
Araujo, Douglas Mateus Lopes Graciliano de
Resumo
O desenvolvimento de metodologias ativas em sala de aula tem se tornado tem gerado debates sobre sua utilização, eficácia e falta de investimentos escolares para a introdução da mesma. Dentre as metodologias ativas existentes, a gamificação, é a implementação de mecânicas e técnicas de um jogo dentro da sala de aula, o que por sua vez pode facilitar o entendimento dos alunos ao conteúdo abordado. Por esta metodologia foi escolhida para o desenvolvimento deste trabalho, tendo como objetivo geral criar uma proposta de jogo TCG de Pokémon como ferramenta de metodologias ativas para o ensino de ciências e como objetivos específicos esquematizar perguntas e respostas sobre conceitos científicos utilizando Pokémon, elaborar o protótipo do jogo TCG de Pokémon para o ensino de ciências para turmas do 9º ano do ensino fundamental. Pois, a elaboração de um jogo didático utilizando temas fora da realidade acadêmica e dos conteúdos programáticos da educação, no caso deste trabalho, a utilização de Pokémon para o ensino de teorias evolucionistas, poderá auxiliar diretamente na utilização de metodologias ativas em sala de aula, trazer assuntos de interesse dos discentes ao ambiente escolar, assim como poderá proporcionar maior engajamento aos fatos e conteúdos abordados durante a disciplina . Através do desenvolvimento do jogo desenvolvido neste trabalho, foi possível identificar a relação entre Pokémon e os conteúdos abordados, a possibilidade de relacionar diferentes ideias sobre evolução através da franquia. Através dos dados obtidos ao criar a proposta de um jogo didático utilizando Pokémon, foi possível confirmar a viabilidade da utilização da franquia com os conteúdos educacionais, sendo possível relacionar e elaborar questões. A proposta pode ser adaptada a outras franquias de animações ou jogos, seguindo passos específicos para um desenvolvimento de jogo didático.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.