HUMAN AFTER ALL: redesign do álbum

Lino, Yann Ferreira Finizola

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma nova interpretação do álbum de música eletrônica Human After All, lançado em 2006 pela dupla de DJs Daft Punk. Composto por 10 faixas e com uma duração total de 45 minutos, o disco se destaca pelo seu caráter repetitivo e improvisado, explorando temas como controle e distopia por meio da tecnologia. Esses temas ressoam com as ideias da indústria cultural propostas pela Escola de Frankfurt, ao mesmo tempo em que evocam elementos comuns no universo do Techno e do Rock. Com base nesse material, buscou-se transmitir a mensagem do álbum de maneira mais eficaz. Utilizando de conceitos da semiótica e do design, desenvolveu-se uma releitura visual que complementa e amplia a experiência musical do disco. A metodologia incluiu a análise dos elementos apresentados nos videoclipes e nos títulos das músicas, aplicando técnicas inspiradas na pop art, como colagem e vetorização, para evocar processos industriais e elementos da publicidade, utilizando imagens retiradas da internet. O resultado final é um encarte que inclui capa, contracapa, duas folhas internas e um estojo para o LP, além do rótulo do disco, com um visual que, embora diferente da proposta original, incorpore os temas e mensagens do álbum.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.