OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM ESTUDO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA RITA/PB.

Barros, Ana Beatriz de Lima

Resumo

Ao encerrar o ano de 2019 o mundo acompanhava a evolução e contaminação do novo SARS CoV-2. No Brasil os primeiros casos foram registrados em Fevereiro de 2020. Para diminuir a propagação do Coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou medidas de proteção, levando o mundo todo a entrar de quarentena, o que alterou significativamente a vida em sociedade e obrigou a adaptação de diversos setores para que a vida pudesse continuar. A educação brasileira sofreu um impacto inesperado e desse modo foi necessário que ela fosse alterada em conjunto com o resto do mundo. O presente trabalho teve como objetivo identificar os desafios que dificultaram a instauração eficaz do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e também a volta ao Ensino Presencial em Escolas Públicas do Ensino Fundamental II ou Anos Finais do município de Santa Rita, Paraíba – BR, enfrentados por professores na disciplina de Ciências. Este estudo é necessário para compreender o que funcionou e o que poderia ter sido feito de forma diferente durante o período do ERE. A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário, que evidenciou o quão abrupta foi a transição para o ensino remoto, os desafios enfrentados e as avaliações dos docentes quanto ao nível de déficit dos alunos no retorno às aulas presenciais em relação ao retorno a avaliação dos docentes quanto o nível de déficit dos alunos. Com a análise das respostas de cada docente foi possível perceber a necessidade de formação continuada, uma renovação educacional com participação dos responsáveis dos alunos, e a importância de mais tempo para preparação.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.