Biologia na ponta dos dedos: elaboraça o de um manual de libras para o ensino de ecologia para surdos

Silva, Maria Mikaele da

Resumo

A história da educação dos surdos no Brasil nos revela os altos e baixos enfrentados pelos alunos surdos até hoje, isto é, as dificuldades em relação a sua inclusão ao ambiente escolar. Isso acontece porque, para que haja a real inclusão, é necessário um intérprete de Libras em cada sala de aula ou na escola, bem como um material didático adequado e adaptado em Libras. Mas essa não é a realidade do país, uma vez que a maioria das escolas não possui um intérprete de Libras e os materiais em Libras encontram-se escassos. Assim o presente trabalho teve por objetivo a elaboração de um Manual de Libras sobre o tema Ecologia, o qual servirá como um material didático pedagógico de forma a possibilitar a compreensão do conteúdo durante as aulas de Biologia e Ecologia, e assim proporcionar a inclusão escolar e garantir o acesso e a permanência dos alunos surdos em sala de aula no ensino regular. Para isso, inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica, a fim de adquirir maior embasamento a cerca da temática, em seguida a pesquisa dos conceitos de Ecologia e, posteriormente, a pesquisa dos sinais em Libras. Cabe ressaltar que todos os sinais presentes no manual são a junção de sinais já existentes sobre os conceitos na área Ecologia, e, para os termos que não tinham sinais específicos, foi priorizado o seu sentido para melhor compreensão.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.