UMA ABORDAGEM SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS

Nóbrega, Thayná Ferreira

Resumo

A sexualidade sempre foi parte fundamental da vida humana tendo como pressuposto suas relações pessoais. Inicia-se desde o princípio da vida, logo após seu nascimento e desenvolve-se na puberdade se perdurando ao longo dos anos, sendo essencial para o desenvolvimento humano e psíquico. Por ser um assunto que está vividamente presente e que move a sociedade, surge então a educação sexual dentro das escolas. O seu percurso acarreta mudanças e modificações a longo prazo na forma de ser dialogada dentro e fora do contexto escolar. Com isso, a educação sexual surge com o seu objetivo principal de preparar os adolescentes para uma vida sexual segura, sem tabu e preconceitos, trazendo o conceito de responsabilidade e autonomia consigo e como outro, para que não ocorra situações indesejadas futuramente. Por ser uma temática bastante desafiadora em sala de aula, é inerente que a mesma seja apresentada de forma leve, descontraídae dialogada. Diante disso, surge a proposta de abordá-la por meio do uso de jogos didáticos físicos promovendo então, a atenção, responsabilidade e engajamento da turma e mantendo a relação professor-aluno, sendo fundamental para o processo de ensino e aprendizagem. Por conseguinte,este trabalho tem como objetivo analisar como a educação sexual é percebida no ensino médio, as dificuldades encontradas e como, por meio do uso de um jogo didático, pode-se mudar essas problemáticas. Espera-se que este trabalho possa ser de grande valia dentro do ambiente escolarcomo também nas relações interpessoais de cada discente, favorecendo e ajudando-os a torná-los cidadãos íntegros frente suas relações sociais.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.