Mil Olhares: A Convergência Artística nas Capas de Jaguaribe Carne

Almeida, Rita de Lourdes Souza de Araújo

Resumo

Este artigo analisa a trajetória da banda Jaguaribe Carne, destacando suas influências culturais, a resistência ao conservadorismo musical e o inovador projeto das mil capas. Além de apresentar o cenário cultural em que está inserida, o foco deste estudo é o projeto gráfico do álbum Jaguaribe Carne (1993), cuja tiragem de 1.000 exemplares possui uma capa distinta para cada unidade. Fundada em 1974 na cidade de João Pessoa, a banda se tornou um símbolo de resistência e renovação da cultura popular paraibana. Utilizando pesquisa bibliográfica, relatos e entrevistas, este trabalho explora a concepção e execução do projeto “disco das 1.000 capas” e apresenta um registro de 84 dessas capas. Conhecida por seu “movimento de contracultura” e “arte de vanguarda”, Jaguaribe Carne representa uma inovadora e surpreendente contribuição cultural, sem precedentes na história da Paraíba. Este estudo investiga, de maneira bibliográfica e descritiva, a importância dessas obras para a memória gráfica do design. As capas revelam diversas influências e estilos que marcaram a trajetória do grupo, tornando cada cópia do álbum uma obra de arte única. O levantamento das capas selecionadas visa não apenas ilustrar o impacto estético do projeto, mas também contextualizar sua relevância dentro do movimento cultural da época, que desafiava normas tradicionais e promovia a inovação. A contribuição de Jaguaribe Carne para a arte e cultura paraibana vai além da música, reafirmando seu papel como catalisador de mudanças sociais e culturais.

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