Análise do conteúdo alterações cromossômicas em livros didáticos de biologia do ensino médio

Bezerra, Michele Santos

Resumo

A educação é reconhecida como uma das mais importantes formas de sucesso de um país, sua missão de formar cidadãos participativos na sociedade é crucial. Apesar disso, o Brasil enfrenta desafios educacionais em rankings globais, evidenciados pelos principais programas de pesquisa educacional PISA, IDEB, RDH. Para enfrentar essa disparidade, o governo brasileiro tem direcionado consideráveis recursos para aprimorar o ensino-aprendizagem. O livro didático se destaca como uma ferramenta pedagógica essencial, funcionando como um vasto recurso de informações cruciais para os alunos no cotidiano escolar. O presente estudo tem como objetivo investigar como o conteúdo alterações cromossômicas é abordado em livros didáticos de biologia utilizados no 3° ano do ensino médio, pois os discentes necessitam compreender com maior vigor a complexidade das anomalias genéticas, que são apenas estudadas no último ano do ensino médio. O trabalho de pesquisa refere-se a uma análise qualitativa, englobando o estudo das alterações cromossômicas explorado nos livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD do triênio 2018-2020. Para que a pesquisa fosse desenvolvida, em um primeiro momento, houve o contato com a biblioteca do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, em que foi solicitado o empréstimo dos livros para a realização da análise. Como resultados, observamos a análise geral entre os livros LD1, LD2 e LD3 do triênio de 2018-2020 que revela distintas abordagens pedagógicas e estratégias de apresentação do conteúdo de alterações cromossômicas e a ausência de elementos visuais e atividades interativas o que acaba por limitar a assimilação do conteúdo por parte dos educandos. A partir do presente estudo, foi possível identificar que os livros didáticos exercem um papel fundamental para a aprendizagem dos discentes, principalmente quando estes são utilizados como recursos complementares em conteúdos que não podem ser descritos, apenas apresentados com recursos visuais que estão presentes nessa ferramenta educativa.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.