PROFISSIONAIS DE SUCESSO: A IMPRESCINDIBILIDADE DA SAÚDE SOCIOEMOCIONAL E A INOVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Cavalcanti Sobrinho, Antonio Nicácio

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância de abordar simultaneamente as dimensões da saúde socioemocional e as práticas pedagógicas. Muitas vezes, a saúde socioemocional é pouco explorada nas metodologias ativas, e é fundamental considerá-la no contexto da capacitação e formação integral dos discentes. Para embasar essa discussão, recorremos às teorias de Daros & Thuinie (2018), ao Instituto Ayrton Senna (2021), à Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), a Pfeilsticker (2020), a Gondim, Morais, Brantes (2013), a Gil (2002) e a outros autores renomados da área. A metodologia utilizada neste estudo é tipicamente exploratória-bibliográfica. Espera-se que este Projeto de Intervenção sirva como um guia para práticas pedagógicas, destacando o mapeamento das competências socioemocionais, a autoconfiança, o despertar da curiosidade e o interesse em aprender. Ficou evidenciado que não basta apenas investir em novas tecnologias educacionais, didáticas, práticas profissionais e formações. É imperativo incorporar a dimensão da saúde socioemocional no processo de ensino e aprendizagem na educação profissional e tecnológica.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.