O ensino de matemática por meio de jogos digitais: contribuições dos role-playing games para a aprendizagem de equação do 1º grau

Coitinho, Wilamara Pereira

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um protótipo de um jogo educacional na plataforma RPG Maker que contribua para o ensino de equações do 1º grau, oferecendo uma abordagem lúdica e interativa. O estudo aborda o uso de jogos digitais, especificamente jogos de RPG (Role-Playing Game), no ensino de equações do 1º grau, explorando suas contribuições para a aprendizagem de matemática. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, buscou superar a desmotivação e as dificuldades comuns associadas ao aprendizado tradicional. Os resultados apontam que o uso de jogos digitais pode tornar o ensino mais atrativo e dinâmico, facilitando a compreensão dos conceitos algébricos e promovendo o raciocínio lógico. O estudo também destaca limitações, como a necessidade de dispositivos adequados e a adaptação para diferentes estilos de aprendizagem. Conclui-se que o RPG pode ser uma ferramenta eficaz para o ensino de matemática, especialmente quando integrado com objetivos educacionais claros e mediado por professores capacitados.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.