ENSINO PROFISSIONAL NO YOUTUBE: como se dá a transposição didática a partir da análise de conteúdo dos canais de vídeos na plataforma
Nicolau, Vitor Feitosa
Resumo
A pandemia de Covid-19 forçou diversos serviços a acelerar o seu processo de digitalização. Instituições de ensino, com as tradicionais salas de aula presenciais, foram forçadas a migrar para ambientes online de forma rápida e emergencial. Educadores de todas as áreas precisaram conhecer mais sobre as metodologias ativas e de ensino híbrido, que mesclam conteúdos presenciais e digitais, aplicando-as a uma nova realidade educacional. O presente estudo realiza uma Análise de Conteúdo, método proposto por Bardin (2016), dos vídeos publicados no YouTube e que se destinam ao ensino profissional, a fim de verificar como ocorre a transposição didática em um ambiente virtual. Foram estabelecidos indicadores essenciais para um professor que deseja utilizar este tipo de conteúdo através do ensino híbrido que, sumarizados em um framework, podem vir a servir também de metodologia no processo de criação de vídeos educacionais.
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