ALÉM DE BOTÕES EM UM MENU: Análise de Interface de Jogos Eletrônicos de RPG de Turno

Costa, Paulo Astor Parente

Resumo

RPGs são um gênero de jogos eletrônicos que se destaca entre o resto, em vez de serem definidos por mecânicas, mas mais pela experiência de inserir o jogador em uma história e um mundo. Desde de que os RPGs vieram do tabuleiro para os jogos eletrônicos, o sistema de combate por turnos foi algo que foi herdado, e até hoje se mantém parte do gênero, o que cria uma relação ainda mais inerente entre o jogo e a interface dele. Jogos eletrônicos são uma mídia que inclui muitas outras dentro de si, desde artes visuais, design, música, e obviamente, interface também é uma parte integral de um bom videogame. Esse trabalho se propõe a entender como a interface se relaciona com o jogo e o jogador, como as composições das interfaces desses jogos são feitas, e por fim, entender como o design gráfico e o design de interface contribui para as interfaces de RPGs de turno e por consequência, no jogo em si. O processo de pesquisa mostrou como as composições são feitas e como a importância da interface em jogos eletrônicos, e no fim, as análises, por meio dos 6 princípios de Norman (1988), foram feitas das análises, mostrando como os elementos do design de interface se mostram em uma interface de RPG de turno.

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