Desafios do ensino de geometria para alunos surdos na educação básica
Pereira, Joéliton Fablício
Resumo
O presente trabalho analisa as dificuldades enfrentadas no ensino de Geometria para alunos surdos do ensino fundamental, destacando como os obstáculos no processo de ensino-aprendizagem podem ser atribuídos a fatores como a didática do professor, as dificuldades de aprendizagem dos alunos e/ou barreiras que impedem a construção do conhecimento Matemático. Além disso as adversidades linguísticas que os surdos enfrentam, a formação inadequada dos professores e a falta de símbolos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) dificultam a compreensão de conceitos geométricos mais profundos. Os objetivos incluem identificar falhas na inclusão de alunos surdos no ensino de Matemática e discutir a influência da formação docente na prática pedagógica. A fundamentação teórica destaca a importância da inclusão e da Libras no processo educacional, conforme preceitos da Constituição Federal e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de discutir conceitos postos por Gadotti, Tardif e Miranda. Nessa análise é destacado que apesar das legislações, a prática pedagógica ainda enfrenta desafios significativos, como a desconexão entre teoria e prática, a falta de formação adequada dos professores e a ausência de materiais didáticos inclusivos. Também é discutido a necessidade de uma abordagem pedagógica que considere as especificidades dos alunos surdos, enfatizando a importância da comunicação e da visualização no ensino de geometria e de como a formação docente deve incluir uma compreensão crítica do letramento em Libras, permitindo que os professores adaptem suas práticas para atender às necessidades dos alunos surdos. Por fim, o trabalho conclui que a inclusão é um processo contínuo que requer um compromisso coletivo para desenvolver práticas educacionais que respeitem e valorizem a diversidade, beneficiando toda a comunidade escolar
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.