Inclusão de alunos neurodivergentes na sala de aula de matemática
Mota, Nicole Feitosa Braz
Resumo
O ensino de Matemática voltado para a temática da inclusão está ganhando destaque no cenário educacional. A abordagem inclusiva tem um papel importante na vida dos estudantes com necessidades especiais, buscando incorporá-los em todas as atividades promovidas no ambiente escolar. A partir disso, surge a inquietação de investigar um pouco mais a fundo como ocorre o processo de ensino na disciplina de Matemática. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo investigar os processos de ensino de Matemática com dois estudantes Neurodivergentes em uma escola pública municipal da cidade de Taquaritinga do Norte – PE. Para tanto, metodologicamente, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como estratégia para melhor investigar esses processos. Com a análise do estudo de caso e os apontamentos feitos na fundamentação teórica, observa-se a necessidade de repensar a formação docente nos cursos de Licenciatura, além da importância de uma maior fiscalização das políticas públicas voltadas para a inclusão. Além disso, destacam-se as práticas pedagógicas, que podem ser melhoradas e ajustadas para ampliar as possibilidades de inclusão dos alunos Neurodivergentes
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