EXPLORADORES DE JOÃO PESSOA: jogo de tabuleiro como ferramenta de engajamento e descoberta da cidade de João Pessoa para pacientes com transtorno do neurodesenvolvimento
Santos, Bárbara Inês do Nascimento
Gomes, Rebeca Duarte
Resumo
O jogo de tabuleiro é uma ferramenta lúdica, composta de diversos elementos, como cartas, pinos e dados, que são aplicados a uma superfície plana. Dentro dele existe um conjunto de regras que propõem desafios a serem enfrentados pelos jogadores. Aplicados ao contexto educacional, são poderosas ferramentas de trabalho para educadores, e podem atuar como uma instrumento para auxiliar no acompanhamento de algum tipo de transtorno do neurodesenvolvimento (NICOLAU, 2018). O objetivo desta proposta é desenvolver um jogo para um perfil de crianças, entre 8 e 14 anos, que apresentam o diagnóstico de um ou mais dos transtornos do neurodesenvolvimento como TDAH e TEA, com o foco na descoberta e conhecimento da cidade de João Pessoa. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada a metodologia de Lobach (2001), que é apresentada em quatro etapas: preparação, geração, avaliação e realização. Um protótipo do jogo foi criado, com o nome de “Exploradores de João Pessoa” que consiste em se aventurar pela cidade de João Pessoa com o intuito de construir conhecimento acerca da mesma. O jogo começa com 4 personagens, cada um carrega consigo um objetivo ao ser conquistado no mapa da cidade, dito isto a cada ponto turístico que os personagens passarem haverá outra carta para que o jogador responda de forma correta com o objetivo de conseguir o que está escrito na carta de seu personagem. O propósito do jogo será a realização do que está descrito na carta do seu personagem, fazendo com que assim o jogador aprenda de forma lúdica e eficiente.
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