Práticas educativo-financeiras: abordagem na formação integral dos educandos de um curso técnico em contabilidade do IFPB

Andrade, Islander Fernandes de

Resumo

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, na linha de pesquisa de práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), vinculada ao macroprojeto 1, que abrange propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais de ensino na EPT. Partiu-se da relevância da educação financeira como tema transversal e interdisciplinar no currículo escolar, com a premissa de formação integral do estudante e seu preparo para o exercício da cidadania financeira no contexto neoliberal. O objetivo principal foi analisar as práticas educativo-financeiras relacionadas aos hábitos de consumo e endividamento dos educandos do curso técnico em contabilidade integrado ao ensino médio do IFPB, campus João Pessoa, mais especificamente para o desenvolvimento e a aplicação de um produto educacional. No que concerne aos procedimentos metodológicos, a pesquisa caracterizou-se como empírica ou aplicada, mediante tipologia exploratório-descritiva e abordagem qualiquantitativa. Mormente, procedeu-se com análise qualitativa de conteúdo do projeto pedagógico do curso (PPC), pelo método da Bardin, com o objetivo específico de identificar como a educação financeira era abordada no curso. Posteriormente, realizou-se apreciação de tratamento estatístico de dados coletados em questionário diagnóstico aplicado aos estudantes do 2º ano do curso. Dentre os resultados, observou-se que, não obstante alguns temas ligados à educação financeira estivessem presentes no currículo formal, a abordagem no curso ainda era fragmentada e limitada, concentrando-se em conteúdos matemáticos e, sobretudo, em finanças empresariais, sem a presença de um efetivo enfoque interdisciplinar que contribuísse para uma aprendizagem específica e crítica em finanças pessoais. Diante dessa realidade, foi desenvolvido um jogo digital intitulado “Minha Grana, Minha$ Regra$”, concebido como uma ferramenta pedagógica para complementar o aprendizado financeiro de forma lúdica e engajadora. Esse recurso permitiu que os estudantes simulassem decisões financeiras pessoais e refletissem sobre o impacto de suas escolhas no próprio orçamento e planejamento de vida. Os resultados da testagem de aplicação do jogo, por meio de um questionário avaliativo, demonstraram que o produto garantiu aprendizagem significante, favorecendo a práxis financeira dos estudantes na gestão do próprio dinheiro. Dessa forma, a pesquisa ofereceu relevantes contribuições para o ensino na EPT e para a discussão sobre a necessidade de se implementar instrumentos inovadores que facilitem a aprendizagem da educação financeira no currículo da EPT. Destacou-se a perseverança por uma abordagem pedagógica ativa que fosse além do mero ensino de conceitos instrumentais e empresariais, para buscar a formação de cidadãos capazes de pensar criticamente sobre suas próprias finanças, com ética e responsabilidade no consumo, alinhada à pedagogia freireana e ao compromisso com a formação integral dos educandos.

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