Educação para a saúde: elaboração de duas sequências didáticas para o ensino da esquistossomose, teníase e cisticercose utilizando metologias ativas

Silva, Maria Patrícia da

Resumo

As metodologias ativas se destacam por promover a participação ativa dos alunos, estimulando o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas. Atualmente há uma crescente necessidade de inovação no ambiente escolar, a fim de atender às demandas contemporâneas de ensino e aprendizagem. Diante desse cenário o presente trabalho, teve por objetivo desenvolver sequências didáticas para o ensino de saúde, abordando esquistossomose, teníase e cisticercose, utilizando metodologias ativas e recursos didáticos inovadores. Para isso, propõem-se sequências didáticas voltadas ao ensino de verminoses no contexto escolar, investigando as características, formas de transmissão e prevenção dessas doenças, trazendo atividades como estudo de casos, paródias, esquetes teatrais, além de desenvolver um modelo didático com massa de biscuit para representar o ciclo parasitário da teníase e da cisticercose. Foram elaboradas duas sequências didáticas, aplicáveis em quatro aulas cada, com o intuito de proporcionar uma compreensão ampla e interativa sobre as verminoses estudadas. Essa abordagem promove a curiosidade e a criatividade dos alunos, melhora a compreensão dos conceitos científicos, além de estimular maior engajamento e interação entre alunos e professores.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.