Literatura de cordel: trabalhando evolução no ensino básico

Alves, Marcos Antônio

Resumo

O ensino de Ciências e Biologia enfrenta dificuldades associadas a abordagens descontextualizadas, sendo constante a necessidade de novas estratégias pedagógicas, as quais favoreçam a participação ativa e contextualização do aluno. Nessa perspectiva, vale ressaltar a literatura de cordel como instrumento didático, uma vez que possui peculiaridades que permitem aplicação nos diversos temas e disciplinas, como a evolução biológica, possibilitando tratativa interdisciplinar e lúdica, favorecendo o resgate da identidade local e da cultura nordestina. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo propor a utilização da literatura de cordel como ferramenta interdisciplinar e lúdica para o ensino de evolução. Para isso, foram produzidos cordéis sobre as temáticas do Darwinismo, Lamarckismo, Teoria Sintética da Evolução e um cordel sintetizando estas teorias, os quais foram abordados em uma sequência didática proposta. Os cordéis produzidos apresentam teor histórico, em abordagem contextualizada por meio de sequência didática, propiciando dialogo entre os componentes curriculares de Biologia, Literatura, História e Artes, buscando romper com a fragmentação das disciplinas, em perspectiva lúdica de favorecimento da interação entre os alunos e participação ativa.

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