A utilização dos jogos de RPG no ensino da matemática: uma proposta para o ensino de áreas de figuras planas
Freire, Aldicelia de Almeida
Resumo
Este trabalho tem como objetivo elaborar um modelo de jogo digital de RPG para auxiliar no ensino-aprendizagem de Geometria, com ênfase em áreas de figuras planas, para alunos do 8° ano do ensino fundamental. A pesquisa possui abordagem qualitativa e caráter exploratório, sendo fundamentada em revisão bibliográfica sobre o uso de jogos digitais na educação e metodologias para o ensino de Matemática. Com base nas dificuldades enfrentadas pelos estudantes em compreender conceitos geométricos, o estudo propõe um jogo ambientado na Grécia Antiga, com desafios que exigem a aplicação prática de conhecimentos matemáticos para sua resolução. A narrativa imersiva e as tarefas progressivas visam promover o engajamento dos alunos e estimular a aprendizagem significativa. Os resultados destacam o potencial dos jogos de RPG como ferramentas pedagógicas para tornar o aprendizado mais dinâmico e contextualizado, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da resolução de problemas. Por fim, o estudo ressalta a importância da integração de tecnologias digitais no ensino da Matemática, promovendo uma abordagem inovadora e eficaz na educação.
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