Situações problemas e soluções humanas: contextualização e aprendizagem significativa da Matemática na Educação de Jovens e Adultos

Sousa, Francisca Kelly Duarte de

Resumo

Este trabalho investiga a eficácia de práticas pedagógicas contextualizadas e humanizadas no ensino de matemática com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Partindo do reconhecimento das dificuldades socioeconômicas, históricas e educacionais enfrentadas por esse público, o estudo propõe a integração de situações reais do cotidiano dos alunos como ferramenta para uma aprendizagem mais significativa. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se na análise documental e bibliográfica, abordando desde os marcos históricos da EJA até experiências práticas que promovem a inclusão e o engajamento dos estudantes. As conclusões apontam que a contextualização dos conteúdos, aliada a estratégias que valorizem a trajetória dos alunos, melhora a motivação, reduz a evasão e favorece o desenvolvimento de competências essenciais para a cidadania e o mercado de trabalho.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.