Um modelo de jogo digital em role-playing game para o ensino de números racionais envolvendo a conversão entre os registros geométrico bidimensional e simbólico fracionário

Pereira, Gabriel Angelim

Resumo

Este trabalho teve como objetivo propor um modelo de jogo de RPG para a aprendizagem dos números racionais, visando explorar as possibilidades de conversão entre o registro simbólico fracionário e o geométrico bidimensional. A proposta se baseia na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, tendo como eixo central os graus de não congruência semântica entre registros, conforme discutido por Silva (2018). O jogo, intitulado “Recalculando o futuro: A missão temporal para salvar o planeta”, é ambientado em um enredo de ficção científica com temática ambiental e desenvolvido em seis fases, cada uma correspondente a um grau de dificuldade na conversão entre registros. A abordagem metodológica é qualitativa, de natureza exploratória, fundamentada em pesquisa bibliográfica. O uso de jogos digitais no ensino de matemática, especialmente quando bem estruturado e alinhado aos objetivos pedagógicos, apresenta-se como uma ferramenta potente para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da tomada de decisão e da aprendizagem significativa. Além disso, a proposta busca integrar práticas sustentáveis ao processo educacional, articulando os pressupostos da BNCC aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os ODS 4 e 13. Assim, este trabalho contribui para a construção de recursos didáticos que tornam o ensino mais dinâmico, contextualizado e engajador para os estudantes.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.