Matemática e música: ressonâncias e dissonâncias no ensino.

Rodrigues, Heloísa da Costa

Resumo

Partindo da percepção de que os métodos tradicionais do ensino da Matemática, muitas vezes mecânicos e com pouca interdisciplinaridade, dificultam o engajamento dos alunos, este estudo propõe a utilização da música como ferramenta didática. A música, por estar presente no cotidiano e envolver padrões rítmicos, escalas e relações numéricas, pode facilitar a compreensão de conceitos matemáticos, como frações, proporções e sequências. A pesquisa tem como objetivos explorar teoricamente as relações entre música e matemática, analisar elementos musicais que dialogam com conceitos matemáticos e propor abordagens didáticas interdisciplinares. A pesquisa tem como metodologia a revisão bibliográfica de estudos já existentes sobre o tema. Os resultados apontam que a música, apesar de não possibilitar a construção do conhecimento matemático em sua totalidade, pode atuar como um recurso complementar valioso, ajudando na fixação de conceitos e na criação de novas formas de interação com o conteúdo.

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