METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO TÉCNICO
Pires, Aline Paiva
Resumo
Sabe-se que com o advento das tecnologias, o professor tem sido abordado para utilização de novas metodologias nas aulas, deixando-as mais atraentes, a fim de realizar uma relação ensinoaprendizagem e assim, o aluno se torne protagonista de seu conhecimento e o professor seja um mediador desse processo. Dessa maneira, muito tem se discutido sobre as metodologias ativas de aprendizado, a exemplo da sala de aula invertida. Assim, o trabalho tem como objetivo geral analisar as possibilidades que os multimeios oferecem na construção de estratégias de aprendizagem para diferentes contextos e públicos da educação com uso das linguagens de diferentes perspectivas, favorecendo o desenvolvimento de comportamentos inovadores e a promoção das competências digitais, além de refletir sobre o auxílio da tecnologia em contribuir no alcance dos objetivos de aprendizagem esperados no processo educacional. Metodologicamente, foi-se utilizada a pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória, por ser adequada à análise proposta, valendo-nos, sobretudo, do respaldo teórico de estudiosos que discutem sobre gênero textual, como Bakhtin (1992), Silva (2018), que aborda sobre o uso das tecnologias e da sala de aula invertida, e Moran (2013), que discute sobre as metodologias ativas. No desenvolvimento e construção de saberes, o presente trabalho propõe apresentar uma proposta de intervenção pedagógica, na disciplina Leitura e Produção Textual na Educação Escolar, no Curso Técnico de Multimeios Didáticos, visando proporcionar ao aluno o desenvolvimento das competências de leitura e compreensão de textos, reconhecendo elementos constitutivos do gênero textual notícia.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.