Uso de tecnologias digitais de comunicação suplementar e/ou alternativa (CSA) na intervenção fonoaudiológica de crianças com transtorno do espectro autista (TEA)

Santos, Adriana Cesar dos

Resumo

A Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA) é uma área da Tecnologia Assistiva voltada ao apoio ou substituição da fala em indivíduos com dificuldades complexas na expressão oral, como aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), paralisia cerebral, afasias e síndromes genéticas. No Brasil, estima-se que milhões estejam dentro do espectro autista. Os sistemas de CSA podem ser classificados em duas categorias: com ajuda, que utilizam recursos externos como aplicativos e dispositivos com saída de voz, e sem ajuda, baseados em expressões corporais, gestos ou sinais. A escolha da abordagem mais adequada considera aspectos motores, cognitivos, sensoriais e o ambiente de uso. As soluções tecnológicas variam em complexidade, abrangendo desde pranchas manuais até softwares avançados como Proloquo2Go, Livox e Grid AAC, todos com potencial para promover inclusão social e educacional. A atuação da fonoaudiologia é essencial nesse processo, sendo frequentemente articulada com a família e outros profissionais. O crescimento do número de diagnósticos de TEA e as dificuldades relacionadas à linguagem reforçam a relevância dessas ferramentas na promoção da autonomia, participação ativa e exercício da cidadania. Este estudo investiga as potencialidades e desafios dos diferentes recursos de CSA em contextos clínicos, com ênfase nas intervenções realizadas por fonoaudiólogos.

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