Transtornos do espectro autista e uso excessivo de telas: uma revisão sistemática sobre as implicações negativas das tecnologias digitais na infância
Morais, Jéssica Lima
Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar os impactos negativos do uso excessivo de tecnologias digitais no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na primeira infância, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Foram analisados estudos relevantes identificados a partir de estratégias de busca em bases científicas, com foco na relação entre o tempo de tela e os aspectos cognitivos, emocionais, sociais e comportamentais dessas crianças. Os resultados apontam que o uso excessivo de telas está associado ao agravamento de sintomas do TEA, como dificuldades na interação social, comportamentos repetitivos, alterações sensoriais, atrasos na linguagem, além de prejuízos no sono, atenção, memória e aumento da ansiedade. A revisão evidencia também a escassez de pesquisas na área tecnológica sobre o tema, indicando a necessidade de investigações interdisciplinares que subsidiem práticas mais conscientes. Conclui-se que o uso de tecnologias digitais deve ser rigorosamente monitorado, e que a participação ativa de cuidadores é essencial para garantir um desenvolvimento mais saudável em crianças com TEA.
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