Educação financeira crítica: trilhando caminhos para uma formação cidadã
Costa, Joales da Silva
Resumo
Este trabalho aborda a importância da educação financeira crítica no contexto escolar, destacando seu papel na formação cidadã dos estudantes do ensino médio. O estudo foi realizado na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Professor Bráulio Maia Júnior, em Campina Grande, onde uma intervenção educacional foi aplicada para explorar conteúdos da educação financeira. A pesquisa analisa as dificuldades de implementação desse tema nas escolas e sugere novas abordagens pedagógicas que tornam as aulas de Matemática mais envolventes e relevantes para a realidade dos alunos. O trabalho também explora a relevância de aproximar o conteúdo da educação financeira do cotidiano dos estudantes, capacitando-os a tomar decisões financeiras mais informadas e conscientes. Os resultados desta pesquisa mostram a relevância da aplicação da educação financeira nos espaços educacionais e apontam para a urgência de políticas públicas que integrem a educação financeira crítica como um componente essencial no currículo escolar. Ficou evidenciado que a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, por meio de discussões, projetos e atividades práticas, pode fortalecer a compreensão crítica da realidade econômica da sociedade e a da aplicação dos conceitos de educação financeira em suas vidas diárias.
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