A geometria dos símbolos: explorando isótipos como ferramenta de aprendizagem

Silva, Jessica Gomes Bezerra da

Resumo

O ensino de geometria na educação básica frequentemente se depara com desafios relacionados à abstração dos conceitos e à dificuldade dos estudantes em associá-los a situações do cotidiano. Muitos alunos percebem a geometria como um conjunto de fórmulas distantes de sua realidade, o que pode gerar desmotivação e dificultar a aprendizagem. Este trabalho apresenta uma proposta de abordagem didático-pedagógica que integra elementos do design gráfico, com foco no uso de isótipos, como recurso para o ensino e a aprendizagem de conceitos geométricos. A proposta busca explorar a presença e a aplicação das formas geométricas na construção visual de marcas, incentivando a percepção, a análise e a interpretação dessas estruturas no contexto escolar. Essa integração permite criar conexões entre o conteúdo formal e exemplos visuais do dia a dia, tornando as aulas mais dinâmicas e envolventes. Ao estimular a observação, o pensamento crítico e a relação entre teoria e prática, espera-se contribuir para uma aprendizagem mais significativa, capaz de despertar o interesse dos estudantes e ampliar suas competências visuais e espaciais, enriquecendo o processo educativo de forma criativa e contextualizada. Embora não tenha sido aplicada experimentalmente neste estudo, a proposta visa servir de base para futuras implementações, oferecendo orientações para práticas pedagógicas mais dinâmicas, contextualizadas e significativas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.