O uso de experimentos como estratégia para uma aprendizagem significativa em física: uma abordagem investigativa no ensino médio.

Araújo, Thaís Heloisa Barbosa de

Resumo

Este estudo investiga a eficácia de atividades experimentais como estratégia para uma aprendizagem significativa em Física no ensino médio. A pesquisa é de cunho qualitativa e exploratória e foi desenvolvida na turma do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Edificações no IFPB, utilizando o pêndulo eletrostático como recurso didático. O trabalho parte da averiguação dos problemas que afetam o ensino de Física no Brasil, como a excessiva matematização dos conteúdos e a carência de infraestrutura nas escolas. Como uma alternativa a esses desafios, propõe-se uma abordagem investigativa que apresenta a experimentação como ferramenta pedagógica capaz de contribuir com o aprendizado mais significativo. A metodologia resumiu-se na aplicação de uma atividade experimental sobre eletrostática, utilizando materiais de baixo custo, acompanhada da análise dos registros feitos pelos alunos e da observação do professor durante a atividade experimental. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo, tendo foco nos processos de construção do conhecimento pelos estudantes. Os resultados evidenciaram que a abordagem experimental investigativa: facilitou a compreensão dos conceitos físicos relacionados à eletrostática; impulsionou o desenvolvimento do pensamento científico; aumentou a participação dos alunos nas atividades; e revelou ser viável mesmo em contextos com recursos limitados. A análise dos registros dos alunos demonstrou uma apropriação significativa dos conceitos, com argumentação evidente e uso adequado da linguagem científica. Conclui-se que a experimentação, quando planejada a uma perspectiva investigativa, é uma estratégia eficaz para o ensino de Física, auxiliando para superar as limitações do modelo tradicional. A pesquisa reforça a importância de metodologias ativas que insiram o aluno como protagonista do processo de aprendizagem, propondo que práticas semelhantes sejam integradas ao cotidiano escolar.

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