Crowdsourcing: aplicações no contexto da educação

Silva, Felipe Alleff da

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação sobre as aplicações do crowdsourcing no contexto educacional, com o objetivo de identiҥcar seus conceitos, benef´ıcios, desaҥos e práticas mais eҥcazes. A pesquisa foi conduzida por meio de um mapeamento sistemático da literatura, considerando publica¸c˜oes entre 2020 e 2024 nas bases Google Acadˆemico e ScienceDirect. Foram selecionados 36 estudos relevantes, analisados de acordo com critérios de inclusão e exclusão previamente deҥnidos. Os resultados evidenciam que a maior parte das pesquisas está concentrada na ´área de Tecnologia da Informa¸c˜ao, seguida pelo Ensino de Línguas, além de aplicações pontuais em Ciˆencias Humanas, Saúde e Genética. Entre os benefícios observados, destacam-se o incentivo `a aprendizagem colaborativa, a ampliação de recursos educacionais e a personalização do ensino. Contudo, também foram identiҥcados desaҥos, como barreiras linguísticas, limitações de infraestrutura e dificuldades de engajamento. Conclui-se que o crowdsourcing possui grande potencial para transformar práticas educacionais, embora ainda careça de maior disseminação e aprofundamento na literatura em língua portuguesa. O estudo contribui para a compreensão do estado da arte e aponta lacunas a serem exploradas em pesquisas futuras.

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