Jogos eletrônicos e propriedade intelectual: um manual para desenvolvedores no Brasil

Ferreira, Túlio da Silva

Resumo

Os jogos eletrônicos ou digitais, conhecidos como videogames, são obras de autoria complexa, compostas por diversas formas de trabalho. Cada elemento individual que constitui um jogo pode ser protegido por diferentes modalidades de Propriedade Intelectual. Nas últimas décadas, a indústria de videogames alcançou um patamar cultural e econômico de grande relevância. No entanto, observa-se uma lacuna no conhecimento dos desenvolvedores brasileiros em relação à área de PI. Este projeto tem como objetivo preencher essa lacuna, oferecendo orientação específica para profissionais desenvolvedores de jogos eletrônicos, por meio da elaboração de um material com linguagem clara e exemplos práticos. A metodologia adotada incluiu uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e exploratório. O processo metodológico foi dividido em quatro etapas: revisão bibliográfica sobre a temática “PI e videogames”, utilizando o método ProKnow-C para a formação da base de dados; estudo sobre Design Instrucional para definir a metodologia a ser aplicada; benchmarking com manuais de PI que serviram como referência para a criação do manual; e, por fim, a edição do conteúdo, a diagramação do manual e a avaliação do produto. O processo de avaliação foi feito utilizando o Google Forms e envolveu três grupos estratégicos: Profissionais de Jogos; Especialistas em PI; e Entusiastas. O resultado foi a elaboração do “Manual de Propriedade Intelectual para Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos”, um material didático voltado à capacitação técnica de profissionais da área. A avaliação do manual demonstrou alto índice de aprovação quanto à clareza, aplicabilidade e relevância do conteúdo.

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