O consumidor como um iceberg: o que é importante na decisão de compra do consumidor de Alagoa Grande-PB
Campos, Wilson Sousa de Siqueira
Resumo
O consumidor é a peça chave para qualquer segmento de mercado e para qualquer empresa. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo conhecer os aspectos mais importantes considerados pelos consumidores de Alagoa Grande-PB no processo de decisão de compra nos segmentos de vestuário e de produtos eletrônicos. Está pesquisa adotou uma abordagem quantitativa com a aplicação de um questionário a 186 respondentes, alcançados em uma amostra não probabilística por conveniência divulgado por meio de redes sociais. O questionário foi composto por itens que registraram o perfil dos respondentes e mais duas escalas Likert para avaliar o nível de influência dos fatores socioculturais, psicológicos e situacionais na decisão de compra do consumidor. Os resultados mostraram que os fatores psicológicos são os que mais influenciam os consumidores em suas decisões e, diferente do que comumente se acredita, a família não se mostrou um aspecto de grande influência nessas decisões. Destaca-se também que no segmento de vestuário o aspecto que alcançou maior média na decisão do consumidor foisobre a compatibilidade do produto com seu estilo, já no segmento de produtos eletrônicos a maior média registrada foi para a existência de um motivo específico para adquiri esse produto.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.