O SiSU e a Lei de Cotas: uma análise sobre o perfil dos inscritos e a ocupação das vagas em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

RAFAEL, Anselmo Barbosa

Resumo

A Lei de Cotas nº 12.711/2012 busca promover a equidade no acesso ao ensino superior no Brasil, reservando vagas em instituições públicas para estudantes oriundos de escolas públicas, bem como, negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Este estudo examinou o perfil dos candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, entre os anos de 2017 e 2024. Adotou-se o método de pesquisa descritiva por meio da análise documental, com uma abordagem qualiquantitativa para analisar a relação entre o perfil dos candidatos, as taxas de ocupação de vagas, as médias de notas e a manifestação de interesse na lista de espera. Os dados revelaram um declínio na demanda por vagas e uma concentração significativa de candidatos oriundos da Paraíba, atraídos pela bonificação regional de 10%. Observou-se uma maior procura por vagas destinadas às cotas em comparação com a ampla concorrência, evidenciando a eficácia das políticas de inclusão. No entanto, foram identificados desafios, como o elevado índice de não comparecimento para matrícula, o que sugere a necessidade de aperfeiçoamentos no processo seletivo. Assim, a Lei de Cotas tem desempenhado um papel crucial na democratização do ensino superior, mas necessita de monitoramento contínuo e ajustes para alcançar plenamente seus objetivos de inclusão. A relevância deste estudo reside na análise detalhada do impacto da Lei de Cotas e do SiSU sobre o perfil dos candidatos e a ocupação das vagas em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Ao investigar esses aspectos, pretende-se fornecer percepções valiosos para a formulação de políticas públicas que promovam a inclusão social e a diversidade no ensino superior brasileiro.

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