Elementos do game design em JRPGS: Uma análise com base nas lentes de Jesse Schell

Silva, Wenddel

Resumo

Este trabalho investiga o papel do design gráfico na construção de experiências visuais e narrativas em jogos eletrônicos de RPG, com ênfase nos JRPGs (Japanese Role-Playing Games) através da análise dos jogos deste gênero, seguindo a metodologia apresentada por Jesse Schell (2011) em seu livro “A arte de game design”. O RPG é uma modalidade de jogo em que o jogador interpreta um ou vários personagens, interagindo com a trama e o cenário, concentrando-se na história e no progresso dos personagens. O objetivo principal é analisar como os elementos visuais contribuem para a ambientação e a experiência do jogador nesses jogos, desenvolvendo também uma compreensão teórica sobre os conceitos fundamentais do design gráfico aplicado ao game design. Foram realizadas análises de jogos selecionados a partir da aplicação das “lentes”, priorizando os aspectos gráficos, como cenários, personagens e interface. Os resultados revelam que o design gráfico desempenha papel central na criação de atmosferas envolventes e na construção da identidade visual dos jogos, reforçando a narrativa e os mecanismos de interação. A pesquisa contribui para o desenvolvimento de um olhar crítico e fundamentado sobre a produção visual em jogos eletrônicos, promovendo uma aprendizagem significativa e integradora entre teoria e prática no campo do design.

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