O Reino Armorial: Análise estética e semiótica de um Nordeste Brasileiro fantástico e apoteótico na obra literária “A Pedra do Reino”

Costa Neto, Antonio Araújo

Resumo

O presente trabalho efetua uma análise gráfica da obra literária “Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, desde a sua primeira publicação, em 1971, até a mais recente, lançada em 2021, totalizando 6 capas. Tendo como base os princípios da Semiótica Pierceana, esmiuçada nos artigos de Santaella (2005) e Braga (1999), e os conceitos abordados por Bassani & Pelinson (2024) acerca de legi-signo, sin-signo e quali-signo. Para as análises estéticas, utilizaram-se os princípios esmiuçados por Cesar (2006), o qual aborda os aspectos essenciais para compor uma peça gráfica voltada à publicidade e propaganda, desde as cores, tipografia, layout, legibilidade e afins. Este trabalho fora desenvolvido para evidenciar o modo através do qual o design editorial, utilizando elementos gráficos do Movimento Armorial, apresenta um Nordeste distante dos estereótipos visuais e, quando algum elemento gráfico familiar se mostra presente, logo envolve-se numa aura fantástica. A presente análise aborda o âmago do Armorial, a história de Ariano e Dantas Suassuna, tal como discorre acerca do modo através do qual a referida vertente artística encontra-se inserida no ramo do design gráfico, analisando as cores, formas, tipografia e ilustrações. Com base nas seis análises desenvolvidas, fora possível compreender as variações estéticas e semióticas que permearam as edições do romance no transcorrer das décadas, trazendo elementos que evidenciam a pluralidade cultural do Nordeste Brasileiro, e cumprindo a função mercadológica de vender o livro.

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