Qualidade de vida no trabalho de professores do ensino fundamental em escolas públicas: uma revisão bibliográfica
Anjos, Gelcivan de Sousa Henrique dos
Resumo
A atividade docente, especialmente no contexto do ensino fundamental em escolas públicas, exige um comprometimento constante com o processo educativo, enfrentando uma série de desafios relacionados às condições de trabalho, Dessa forma, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar de que maneira a Qualidade de Vida no Trabalho vivenciadas pelos docentes impactam diretamente seu bem-estar físico e mental. Foi realizada uma análise de literatura, em pesquisas e 12 artigos acadêmicos da base SciELO, abordando temas como qualidade de vida no trabalho (QVT) e desafios enfrentados pelos docentes. Os artigos foram selecionados com base na análise do contexto, verificando se o tema abordado era o mesmo deste artigo. Os resultados obtidos revelaram que constatou-se a influência do ambiente escolar nas condições laborais dos professores, além da ocorrência de riscos psicossociais associados ao exercício da docência, como também a necessidade de propostas de intervenções para reduzir os impactos à saúde já existentes nos educadores. A metodologia utilizada foi qualitativa e inclui seleção e análise de fontes que apontam os efeitos de fatores como sobrecarga de trabalho, estrutura física inadequada e baixa remuneração na saúde e na motivação dos docentes. Os resultados indicam que esses fatores afetam a qualidade de vida dos professores, atingindo sua motivação e produtividade. Dessa forma, é necessário medidas efetivas e apoio institucional a fim de melhorar o ambiente de trabalho docente, beneficiando tanto os profissionais quanto a qualidade educacional. O papel dos tecnólogos de segurança no trabalho é essencial para o aperfeiçoamento da qualidade de vida dos professores.
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