SEGURANÇA E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PARA TRANSPORTE RODOVIÁRIO: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO EM TRANSPORTE RODOVIÁRIO
        
        CORDEIRO, MARIA AUXILIADORA DE SOUTO
        
    
    
        
            Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica sob a perspectiva da Segurança e Educação no Trânsito que aborda uma atividade formativa do Curso Técnico em Transporte Rodoviário pertencente ao eixo tecnológico de infraestrutura, planejada de acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos com o objetivo de proporcionar aos alunos, conhecimentos e saberes voltados a educação, segurança e normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esse estudo evidencia a necessidade da utilização e conhecimento da legislação de trânsito para identificar as principais causas de acidentes de trânsito em rodovias, conhecer os métodos básicos e normas técnicas de prevenção de acidentes, dando ênfase à direção defensiva, o respeito à cidadania a conscientização sobre os direitos e deveres dos condutores e usuários do transporte rodoviário. A proposta apresentada visa oferecer aos estudantes a construção de conhecimentos que abrange o planejamento e elaboração de estratégias de aprendizagem relacionadas a legislação de trânsito a serem aplicadas no cotidiano dos condutores de veículos e de transportes de passageiros, bem como os condutores de diversos tipos de veículos transportadores. Através do entendimento da legislação de trânsito, os pedestres e condutores de veículos, terão a capacidade de prevenir e minimizar acidentes de trânsito. A partir dos conhecimentos e das técnicas implementadas nesta sequência didática, os discentes motoristas, poderão identificar pontos que podem ser melhorados, eliminar falhas, criar condições favoráveis para traçar novas metas e objetivos no sentido de melhorar o desempenho dos motoristas profissionais nas atividades pertinentes ao transporte rodoviário de fretes e cargas. Trata-se de um processo cíclico que está em constante aperfeiçoamento que irá proporcionar condições necessárias para o aperfeiçoamento dos alunos que ao final do curso técnico, estarão aptos a maximizar, com eficácia, as operações do dia a dia relacionadas ao transporte rodoviário. Esta proposta de intervenção pedagógica tem o objetivo de capacitar condutores de veículos que transportam cargas em rodovias e implementar uma cultura de ações preventivas, que através dos conhecimentos teóricos e tecnológicos (saberes-fazeres) das normas de trânsito, possam evitar situações de perigo em seus trajetos, garantir a produtividade nos serviços prestados de forma competitiva e sustentável, bem como orientar o motorista profissional a desenvolver suas atividades de forma responsável e segura para resguardar tanto a sua vida como a das demais pessoas. Espera-se que através do conhecimento adquirido no decorrer da intervenção, os estudantes estejam habilitados e preparados para respeitar e aplicar as normas e condutas no trânsito em prol do bem comum.
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