Educação alimentar e nutricional em ação: sequência didática junto à construção de uma horta escolar como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem

Silva, Denise Brito da

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é muito importante para a experiência durante a formação de estudantes de licenciatura, visto que permite que os futuros profissionais da docência desenvolvam diversas habilidades a partir das experiências acumuladas, proporcionando vivências a partir das realidades nas escolas de ensino básico. O presente estudo trata-se de um Relato de Experiência que tem como objetivo descrever a aplicação de uma Sequência Didática (SD) voltada para Educação Alimentar e Nutricional (EAN) realizada no mês de abril de 2024, incluindo a construção de uma horta escolar como estratégia pedagógica. A intervenção foi aplicada durante o Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB-Campus Cabedelo-PB, em duas turmas de 6º ano do ensino fundamental II de uma escola do município de Cabedelo. No desenvolvimento das atividades educacionais, foram empregados diversos recursos e materiais divididos em 3 etapas. A insuficiência do livro didático em abordar EAN, observado durante a análise (Etapa 1), motivou a elaboração de uma Sequência Didática com aulas teóricas expositivas dialogadas com materiais complementares (Etapa 2), a fim de explorar o conhecimento prévio dos estudantes e estimular a construção coletiva do conhecimento e a compreensão mais profunda do tema que, por sua vez, culminaram na prática da horta escolar (Etapa 3)consolidar o aprendizado contribuindo para uma abordagem didática interativa. Com a intenção de trazer uma reflexão e levantar uma discussão sobre os maus hábitos alimentares na atualidade, considerou-se discutir diversos temas, como o consumo excessivo de alimentos processados, ultraprocessados e o uso de aditivos químicos nos alimentos, apresentando as formas de se ter uma alimentação saudável e rica em nutrientes. Com base no desenvolvimento e aplicação da SD, foi possível constatar a eficácia da sua utilização como instrumento didático-pedagógico para o processo de ensino e aprendizagem da EAN.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.