Percepções de licenciandos em Ciências Biológicas sobre a alfabetização científica: um estudo no IFPB Campus Cabedelo
Costa, Meiry Ellen dos Santos
Resumo
A alfabetização científica é uma ferramenta fundamental para a formação de cidadãos críticos e conscientes, pois permite que os indivíduos assimilem conhecimentos essenciais, promovendo diversos benefícios à sociedade. O objetivo central da alfabetização científica busca desenvolver a capacidade de pensar de maneira lógica e reflexiva, além de fomentar habilidades argumentativas que se aplicam no cotidiano. No contexto da alfabetização científica, essa capacidade se amplia, permitindo que as pessoas organizem seu pensamento de maneira coerente e formem uma consciência crítica sobre o mundo ao seu redor, uma vez que a alfabetização científica não apenas facilita a aprendizagem, mas também conecta os conhecimentos científicos à realidade do aluno. Para que isso ocorra de maneira eficaz, é imprescindível que os professores estejam preparados para desenvolver metodologias de ensino investigativas e significativas. Esta pesquisa buscou destacar a importância da alfabetização científica, entendida de maneiras diversas, mas sempre centrada na formação de um indivíduo capaz de compreender conteúdos científicos e relacioná-los ao seu cotidiano. A Alfabetização Científica (AC) é importante por desenvolver um pensamento crítico na tomada de decisões. Sasseron e Carvalho (2008) compreendem a alfabetização científica como a capacidade de utilizar conhecimentos científicos para interpretar, argumentar e tomar decisões em contextos sociais e cotidianos. As autoras apontam que a alfabetização científica deve ir além da memorização de conteúdos, promovendo atividades investigativas e discussões que estimulem a organização e a reflexão dos alunos, inserindo-os na cultura científica. Esta pesquisa possui uma abordagem quali-quantitativa (ou mista) estruturada por um questionário com 4 questões abertas. A pesquisa teve início na disciplina de PCC I, tendo como objetivo geral investigar como os futuros professores de Ciências Biológicas do IFPB - Campus Cabedelo compreendem a importância da alfabetização científica. Os dados analisados buscaram evidenciar os diferentes níveis de compreensão sobre AC entre os licenciandos, visando contribuir com sua formação inicial e com o fortalecimento de práticas docentes que conectem a ciência ao cotidiano escolar.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.